Atenção especial para os riscos de acidentes no trabalho

Atenção especial para os riscos de acidentes no trabalho

A alta exposição aos riscos físicos e químicos aos quais os trabalhadores da área da saúde são submetidos diariamente, é uma das grandes responsáveis pelo resultado de uma pesquisa realizada pela União Européia que aponta que a taxa de acidentes de trabalho no setor da saúde é 34% maior do que em outras áreas.

PROVÁVEIS CAUSAS
As jornadas exaustivas e a falta de pessoas no time de colaboradores acabam gerando sobrecarga de trabalho que se intensifica de acordo com o setor da operação.

Atenção especial para os riscos de acidentes no trabalho
Os riscos de acidentes no trabalho

Atualmente, os profissionais das áreas de enfermagem e limpeza são os mais afetados e estão continuamente expostos a riscos físicos e biológicos que colocam suas vidas em risco.

OCORRÊNCIAS NÃO COMUNICADAS
Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, o índico de ocorrências não comunicadas em nosso país chega a até 90%. O que gera um alarde ainda maior para a grande necessidade da conscientização.

FALHA NO CONTROLE DE NORMAS
Apesar das rígidas normas existentes para a prevenção dos acidentes, falta um controle com mais austeridade e que garanta o cumprimento das regras na rotina diária dos trabalhadores.

A NR 32 é um ótimo exemplo, pois estabelece padrões de medidas que resguarda a saúde e segurança dos trabalhadores da área da saúde.

O cuidado, precaução e conhecimento das normas por parte dos gestores é fundamental para criar a consciência em todo time e, dessa forma, colocar em prática na rotina diária.

PREVENÇÃO MUDA TUDO!
A forma mais eficaz de diminuir os índices de acidentes é através da prevenção.

Oferecer um ambiente de trabalho com condições favoráveis é o primeiro passo do processo. Profissionais cansados e sobrecarregados são mais propensos a erros e acidentes. Estimular o descanso é fundamental.

Os treinamentos específicos também são de suma importância para que o colaborador aprenda de forma responsável como aplicar a cultura preventiva no seu dia a dia, como o indispensável uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Por esse e outros motivos, a APOIO faz questão de disseminar na sua cultura de empresa o valor da prevenção com treinamentos contínuos e focados desde o ato da contratação.

Clique aqui e confira as opções que a APOIO oferece para manutenção e limpeza de condomínios, conheça também alguns dos nossos e-books sobre os cuidados na hora da limpeza.

Ecolimp