Fazer mais com menos: consumo consciente

Compartilhar mais e consumir menos. Apesar de esse ser um dos grandes lemas do mundo atual, não é o que vem acontecendo na prática, pelo menos no Brasil.

De acordo com dados levantados recentemente, é possível ver que o resultado da realidade do consumo consciente ainda é muito aquém do esperado: + de 75% das pessoas abordadas não praticam o consumo consciente na sua rotina diária.

O motivo se divide entre a falta da cultura de hábito e comodismo. E por isso é tão emergencial o estímulo para essas mudanças de pensamentos e ações.

Estimular o consumo consciente é uma tarefa que exige paciência, tempo e dedicação. Justamente por isso que, cada vez mais, as empresas estão incorporando em suas rotinas estratégias eficazes que visam à redução do consumo e geram consciência entre seus colaboradores.

Treinamentos e palestras que incentivam a conscientização

Pode parecer clichê, mas são ferramentas poderosas que não podem ser ignoradas nesse processo de conscientização. Os treinamentos, workshops e palestras formam a primeira fase do processo, onde os conhecimentos e informações são transmitidos de forma transparente e de fácil compreensão.

Ações motivacionais

Com o ensinamento em mãos, é hora de colocar em prática através de ações que estimulem e internalizem o conceito teórico. Nesse momento, o papel do líder é de extrema importância, pois cabe a ele ouvir, engajar e promover circunstâncias e/ou situações nas quais os colaboradores possam usar em suas rotinas aquilo que foi aprendido.

Essas práticas são indispensáveis no entendimento do que o impacto da mudança nos processos pode trazer em pequenas tarefas do dia a dia, como por exemplo: a troca do uso de copos descartáveis para uma caneca ou copo permanente. Somente essa substituição já é algo que reflete na redução de consumo e gastos na folha de despesas de uma empresa.

Outra maneira de incentivar a consciência coletiva é criar campanhas ou gincanas que incentivem a colaboração de uma maneira mais divertida e criativa. Atividades que envolvam bônus ou premiação costumam gerar um engajamento maior.

O despertar da consciência reflete no meio ambiente e nos gastos da empresa, que passa a economizar em simples ações diárias. Um ganho para o planeta e para a organização.

Ecolimp