Mito ou verdade: Equipes motivadas transformam os resultados de uma empresa?

Você sabia que um profissional motivado é capaz de render até 25% mais e, consequentemente, agregar mais resultados para sua empresa? É isso que mostra a pesquisa realizada pela Gallup Poll em 34 países.

As motivações podem ser as mais variadas: desde um bom salário com comissões e bonificações inesperadas, até o reconhecimento diário, sendo esse último o que mais impacta em longo prazo nos resultados dos profissionais.

É irrefutável que o aumento de salário ou qualquer ganho financeiro extra seja visto como um grande estímulo, porém, esse é temporário. O que realmente transforma e impacta positivamente é o cuidado e atenção individual que cada colaborador recebe de seu líder nas tarefas realizadas diariamente.

A pesquisa realizada pela Gallup mostra ainda que em momentos de crises econômicas, uma empresa que conta com uma equipe engajada e focada se recupera muito mais rápido do que a concorrência que não possui o mesmo perfil de colaboradores. A diferença de lucro e crescimento nesse período chega a mais de 140%.

Dentre os grandes fatores motivacionais no local de trabalho podemos ressaltar alguns que fazem toda diferença:

– Ambiente saudável e limpo: um clima organizado e amigável inspira mais qualidade de vida;
– Redução da carga de estresse: através de brincadeiras e dinâmicas entre os setores da empresa;
– Valorizar e recompensar o trabalho de cada um: reconhecer os pontos fracos e fortes de cada colaborador o motiva a ser melhor todos os dias;
– Estreitar laços: construir um relacionamento com o colaborador gera confiança. Mostre-se aberto a ouvi-lo sempre que necessário.

E vale lembrar: além de auxiliar no lucro e aumento dos resultados da empresa, a motivação também é um dos grandes segredos da redução de demissões no quadro de funcionários. Isso representa menos encargos, menos rescisões de contratos e menos tempo investindo e treinando novas pessoas.

Ecolimp