SGI e sua importância nas organizações

O SGI ou também conhecido como Sistema de Gestão Integrado tem como intuito a padronização dos processos, metas e objetivos de uma empresa. Com ele a automatização de diversas tarefas se torna possível em tempo real nas mais variadas áreas da organização, já que o SGI é o responsável pela integração de todos os setores, promovendo a saúde, segurança e bem-estar de seus colaboradores.

Em resumo, o SGI (Sistema de Gestão Integrada) une a preocupação da instituição com a qualidade dos resultados somado a saúde e segurança do trabalho, meio ambiente  e responsabilidade social.

SGI
SGI

Aumento da produtividade 

Com o avanço da tecnologia e a agilidade oferecida pelas plataformas, as rotinas dos trabalhos se tornam cada vez mais ágeis e com menos erros. Evitando a execução de tarefas repetitivas e tornando a comunicação muito mais eficiente entre os setores envolvidos no processo em questão.

Dessa maneira, os colaboradores passam mais tempo focados no que realmente importa: produzir.

Mais segurança dos dados

Com a automatização dos registros, as chances de perda de dados ou manipulação de informações diminuem drasticamente. Além disso, como o sistema é unificado, fica muito mais fácil evitar a duplicidade ou conflitos de informações.

Diferencial de qualidade e alto padrão

Além de todo ganho interno, o SGI também proporciona para a organização um diferencial competitivo de alta qualidade e segurança para seus clientes. Atualmente, muitas empresas tem em sua política de fornecedores, contratar apenas instituições que se enquadrem em suas listas de exigências, como certificações específicas e o tão falado SGI, que tem se tornado cada vez mais uma grande oportunidade para gerar mais negócios e excelentes resultados.

A implementação

Há alguns anos implementar o Serviço de Gestão Integrada em uma empresa era deveras burocrático. Não fazia parte da realidade de grande parte das empresas que aos poucos foram se atualizando e preparando para implementação.
O primeiro passo deve ser o planejamento e definir o caminho a seguir até a implementação de fato.
O segundo passo deve ser o preparatório, onde são definidas as políticas internas do SGI, bem como a preparação das equipes envolvidas no projeto.
Depois do planejamento e preparação, é a hora da ação. A mudança deve ser efetiva e gradativa, a fim de toda equipe se adequar ao sistema.
Além de ganhos internos, a implementação do SGI atesta ao mercado a preocupação da empresa com o ambiente, a segurança e bem-estar de todos, inclusive do trabalhador.

Ecolimp